Ritos, festas, comemorações

 1-) Páscoa (Pessach): No cristianismo, a Páscoa que é comemorada relembra a crucificação, morte e ressurreição de Cristo, já na cultura judaica, a Páscoa (Pessach) comemora a libertação da escravidão do povo judeu no Egito, em 1300 a.C.

2-) Yom Kipur: Considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito. É um dia de abstinência, descanso e expiação dos pecados e é o dia mais sagrado do ano, pois todos estão mais próximos de Deus.

3-) Sucot: Também conhecida como Festa das Tendas, esta comemoração refere-se a peregrinação de 40 anos do povo judeu pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito. Durante sete dias, o povo judeu vive em cabanas (Sucá) simples para lembrá-los da fragilidade humana.


4-) Ano novo judaico, Roch Hashaná: Diferente das festividades do final de ano ocidental, os judeus celebram esta data de maneira introspectiva. Trata-se de um período de oração, meditação e reflexão, em que as pessoas buscam fazer um balanço do que aconteceu e renovar suas esperanças para um novo ciclo.


5-) Shabat: T
ambém conhecido como Sabbath é o dia de descanso dos judeus, que começa oficialmente alguns minutos antes do pôr do sol da sexta-feira e dura até o pôr do sol de sábado. “O Eterno fez os céus e a terra, o mar e tudo o que há neles em seis dias e repousou no sétimo dia, e por isso o Eterno abençoou o dia de Shabat e o santificou”. (Exodus 20:8-11).

Confira agora alguns símbolos da cultura judaica:
1-) A Arca da Aliança: É descrita na Bíblia como o objeto em que as tábuas dos Dez mandamentos e outros objetos sagrados teriam sido guardados, como também veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido (judeus). Atualmente, não se sabe ao certo onde este objeto se encontra.


2-) Menorá: Menorá é um dos principais símbolos do povo judeu. Encontrada em templos e em sinagogas, é um candelabro de 7 pontas que não é propriamente utilizado para iluminar esses locais, mas que significa a luz da Torá, a qual nunca deixa de iluminar. 

3-) Torá: Torá ou Pentateuco é o livro sagrado, a “Bíblia Hebraica”, que contém as leis e os mandamentos do Judaísmo escritos à mão. A Torá é composta por 5 livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

4-) Estrela de Davi: A Estrela de Davi ou Estrela de Seis Pontas (hexagrama), conhecida também como o “Escudo de Davi”, é uma estrela formada por dois triângulos equiláteros sobrepostos. Ela tem o significado de proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, bem como a ligação entre o céu e a terra.




5-) Sinagoga: A Sinagoga é o lugar de reunião dos judeus para adorar a Deus e aprender as Escrituras. As sinagogas serviam comunidades locais de judeus em todos os lugares onde moravam. 
















Comentários