Vestuário

 1) Talit e Tsitsít:

Durante as orações matutinas, os judeus vestem uma espécie de xale denominado Talit, com franjas pendentes em seus quatro cantos, bem como usam diariamente sob as suas camisas, um pequeno xale (de quatro cantos) com franjas.  

O regramento da obrigação de usar o xale com franjas denominado Talit e o pequeno xale (de quatro cantos) com franjas sob a camisa masculina (Tsitsit), encontra-se previsto na Torá, com a obrigação que todas as vestimentas de “quatro cantos” tenham estas franjas.


2) Tefilín: 
Dentre os itens principais da oração encontram-se os filactérios, denominados Tefilín, que consistem em um par de caixas pretas de couro com tiras de couro amarradas, uma sobre o braço e a outra sobre a cabeça, as quais são usadas apenas pelos homens durante as orações. 

3-) Quipá:
Uma quipá é o chapéu, boina, touca ou outra peça de vestuário utilizada pelos judeus tanto como símbolo da religião como símbolo de temor a Deus.

4) Peiot: 
Peiot designa os cachos de cabelos laterais característicos dos judeus ortodoxos, que cumprem este mandamento devido à ordenança de não raspar os lados da cabeça.

Confira agora um resumo sobre as principais roupas usadas pelos Judeus:





Já as mulheres judias, seguem uma regra de vestuário que são ditadas pela seção de leis judias conhecidas como "zniut" (traduzindo para o português significa "modéstia"). Exige-se que as mulheres se vistam conservadoramente, mas os níveis de modéstia, quando refere-se à cobrir  o cabelo e ao comprimento apropriado das saias, vestidos e mangas, isso pode variar de facção para facção.





































Comentários